como definir metas de carreira

O início de um ano, ou de um ciclo da Terra ao redor do Sol, faz com que muitas pessoas tragam à tona metas antigas e elaborem novas, a fim de uma vida mais equilibrada e alinhada com seus objetivos. Em muitos casos, isso se estende à vida profissional. Mas deixar nas “entrelinhas” não é garantia de alcançar o que deseja. Pode até funcionar, mas é apostar no acaso.

Como qualquer objetivo, para atingir os de carreira, a forma mais segura é direcionando esforços a partir de uma reflexão que gere um planejamento adequado e ações consistentes. Claro que entra uma dose de disciplina para cumprir o que foi estipulado, mas ter esse caminho traçado motiva e facilita. Para te ajudar nisso, o Na Prática criou um passo a passo para te ajudar a definir (e seguir) metas de carreira.

4 Ferramentas de Produvidade Na Prática para download!

Metas de carreira: como se planejar crescer profissionalmente

As dicas seguintes vão te ajudar a se planejar para alavancar a carreira neste ano. Não se preocupe: são ideias que servem para qualquer fase profissional em que você esteja. Se quer crescer na carreira em que está, conseguir uma oportunidade ou mudar completamente de rumo, siga estes passos, apenas tomando cuidado para ajustá-los de acordo com sua trajetória e vontade.

Primeiro passo – Onde está na carreira?

Entender o seu estado atual é a análise inicial para seu planejamento. É imprescindível porque é a partir dela que você vai definir os próximos passos. Mesmo que pareça óbvio, vale a pena refletir mais profundamente para perceber todas as nuances do que você está vivendo e como se sente sobre isso.

Para avaliar todos os pontos, indicamos as seguintes reflexões:

  • Você tem uma ocupação atual? Qual é ela?
  • Está feliz e satisfeito? Por quê?
  • O que você mais gosta de fazer durante o dia a dia de trabalho?
  • O que menos gosta de fazer durante o dia a dia de trabalho?
  • Se não tivesse que se preocupar com as questões financeiras, o que escolheria fazer? É o que você já faz?
  • Qual é o patamar (ou nível de especialização) que você quer alcançar dentro da trajetória?

Deixe as ideias fluírem e anote tudo o que vier à sua cabeça. Muitas vezes, tudo parece confuso dentro da mente e anotar ajuda a ter mais clareza. Essas questões são para inspirar e dar o ritmo inicial à sua reflexão, mas complemente elas com outras que achar que faça sentido para melhor se conhecer.

Segundo passo – Onde quer chegar?

Você já parou para pensar quem deseja ser profissionalmente daqui a dois, cinco ou dez anos? Suas metas de carreira podem não estar tão claras até você dedicar um tempo para refletir sobre elas. Isso é importante para definir seu plano de ação deste ano e alcançar a felicidade e plenitude no campo profissional.

Quando você define ele, é capaz de guiar melhor sua carreira e aproveitar as oportunidades. Por fim, toma as rédeas da sua vida profissional e não fica à mercê dos acontecimentos ou do acaso, como falamos.

Para se sentir efetivamente motivado e chegar até seu objetivo, tente ainda compreender o que está por trás dessa vontade.

Algumas questões para fomentar a reflexão:

  • Por que valerá a pena alcançar tal objetivo?
  • Por que isso é importante para você?

A Fundação Estudar tem um curso online e presencial de Autoconhecimento que pode te ajudar a ir ainda mais fundo nesses primeiros passos de se entender.

Terceiro passo – O que precisa mudar?

É só uma ação diferente que vai te trazer resultados diferentes e te deixar mais perto de chegar onde quer.

  • Se você quer conseguir uma colocação:

O que está faltando para conseguir a vaga que quer? É experiência? Conhecimentos? Oportunidades? Um currículo melhor?

  • Se você quer subir na carreira em que está:

Da mesma forma, o que está faltando ou o que precisa mudar? Você tem pontos a desenvolver? Falta feedback para entender mais sobre sua atuação? Algum conhecimento técnico está te travando? Ou ter um relacionamento melhor com seus pares?

  • Se você quer mudar de carreira:

Como precisa complementar sua formação (formal e informal) para se capacitar? Considera que precisa fomentar uma nova rede de contatos mais próximos dessa nova área?

Plano de carreira: 7 passos para elaborar o seu

Quarto passo: trace metas 

Talvez o brainstorming do passo anterior te mostre que há muito a se fazer até chegar onde quer. E tudo bem! Suas metas de carreira devem ser desafiador o bastante para que você evolua muito durante a trajetória a fim de tornar-se o profissional que deseja, na posição e com o impacto que deseja.

Traçar metas de carreira é uma forma de criar marcos que vão ser parte da trajetória. Assim, você quebra seu grande objetivo em menores e se motiva para chegar a cada pedacinho dele.

Como estamos falando de um plano anual, o ideal é que você estipule objetivos que possam ser cumpridos no espaço de um ano. Não muito pequenos, porque você tem 12 meses para agir, e não muito grandes: se não pode cair na armadilha de se desmotivar por estar muito longe dos resultados.

O que pode ser feito em um ano que vai te deixar mais próximo do seu objetivo de carreira?

Talvez complementar sua formação e ganhar experiência. Ou até se desenvolver como líder e nutrir uma rede de contatos mais rica. Reflita sobre e defina suas metas. Equilibre a quantidade delas inversamente ao quão difíceis são. Quanto mais desafiadoras, em menor número.

Baixe grátis: Ferramentas de Produvidade Na Prática

Quinto passo: quebre em objetivos menores e estipule prazos

Não definir prazos é arriscado e pode colocar todo seu planejamento a perder. Se o medo é não cumprir, estipule prazos realistas e vá se esforçando ao máximo para alcançar cada um dos objetivos menores neste ano. Se no meio do caminho, de fato, não der, você pode ajustar, certo?

Pegando o exemplo de complementar formação e ganhar experiência. Você pode dedicar o primeiro semestre do ano a cursos e o segundo à procurar oportunidades de atuação em ONGs e projetos. Adeque os prazos de acordo com a duração dos cursos e do que mais precisar. Não esqueça de registrar tudo isso para acompanhar o andamento das suas metas de carreira durante o ano!

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: