InícioBolsas de EstudoFundação Obama lança programa de bolsas na Universidade de Chicago

Fundação Obama lança programa de bolsas na Universidade de Chicago

Priscila Bellini - 09/03/2018
Comentários:

Depois de lançar fellowships e convocar líderes do mundo todo para uma conferência, a Fundação Obama lançou mais um programa focado em desafios globais e lideranças. Dessa vez, trata-se de um programa de bolsas de estudo que selecionará 25 estudantes para estudar na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Para se candidatar, é necessário submeter os documentos exigidos até 10 de abril.

O vínculo de Obama com a Universidade de Chicago já vem de longa data. O ex-presidente americano passou pela instituição de ensino como professor, entre 1992 e 2004, antes de iniciar o mandato como senador.

Como se inscrever para as bolsas da Fundação Obama

O processo de seleção está aberto para alunos que tenham interesse em um mestrado específico da instituição de ensino americana: o mestrado em políticas públicas e desenvolvimento internacional, da Harris School of Public Policy. Ao longo do curso, os alunos optam por nove disciplinas – que incluem matérias voltadas aos fundamentos da análise de políticas e de desenvolvimento, bem como eletivas. Cabe ao aluno moldar o programa a seus interesses, em assuntos como saúde, meio ambiente e direitos humanos.

Pensando no programa de mestrado, a Fundação Obama estabeleceu alguns critérios para selecionar os futuros bolsistas. É necessário ter experiência profissional “significativa” (em média de três a cinco anos), com uma trajetória de impacto social crescente, assim como histórico de trabalho pelo bem comum e interesse de aplicar os conhecimentos obtidos no mestrado em sua comunidade.

Leia também: Por que tantas bolsas procuram candidatos com perfil de liderança?

Os interessados na iniciativa, que se encaixem no perfil estabelecido por Obama, precisam submeter uma candidatura unificada, que vale para o mestrado e para o sistema de bolsas de estudo. Entre os documentos exigidos, estão histórico acadêmico, teste de proficiência em inglês (como o TOEFL), currículo detalhado com experiências profissionais e comunitárias e três cartas de recomendação. Não é necessário enviar o resultado de testes como o GRE.

Leia também: 4 passos para se tornar um líder de impacto

Também é necessário escrever dois essays temáticos. O primeiro deles deve tratar do trabalho atual do candidato e seu impacto social, bem como os desafios encontrados pelo candidato e as formas como conseguiu resolvê-los. Já o segundo refere-se a planos futuros: qual impacto pretende ter no mundo, como o programa de bolsas da Fundação Obama poderá ajudar e qual é seu “plano B”, caso não seja selecionado.

Quais os benefícios

Um dos benefícios oferecido é justamente o apoio financeiro integral, que contempla desde despesas com a anuidade da Universidade de Chicago até a manutenção no país durante o curso. Outro aspecto importante da iniciativa criada pela Fundação Obama tem a ver com oportunidades de networking com líderes, mentoria com profissionais experientes que façam parte da rede e conferências e cursos nos Estados Unidos.

Para saber mais detalhes das bolsas e se inscrever, basta acessar o site da Universidade de Chicago.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados